quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Projeto "Ler sem doer"

  Dramatização e Jogos Poéticos
  • Projeto desenvolvido com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental
A turma é dividida em quatro grupos. Cada grupo deve pesquisar sobre a vida e obra de um poeta ou poetisa, previamente sorteados.
Após vinte dias de preparação e ensaios, o grupo apresenta o trabalho da seguinte forma:
1- Apresentação de cartaz com biografia, curiosidades, principais obras e fotografia do autor.
2- Declamação de uma poesia, explorando a expressão oral e corporal durante a apresentação. Deve haver cenário e figurinos condizentes com o tema.
3- Dramatização de outra poesia ou adaptação de várias. É apresentada com fundo musical; sonoplastia; cenário; figurino; objetos ornamentais e com a participação de pelo menos 4 alunos.
4- Adaptação ou criação de dois jogos.


Anúncios Publicitários em 3ª Dimensão de Obras Literárias 
  • Projeto desenvolvido com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental
Cada aluno deve ler uma obra literária durante uma semana. Depois são feitos grupos de três pessoas para a escolha de uma só obra, que deve ser lida pelos os outros dois integrantes.
Após vinte dias, cada grupo apresenta um trabalho publicitário, obedecendo a estrutura de uma PROPAGANDA, onde as imagens devem mostrar “surpresas em 3D”.
No TEXTO EXPLICATIVO é redigida a sinopse da obra e durante a exposição do cartaz os alunos apresentam um pequeno comercial, com o objetivo de mostrar as imagens ocultas, fazendo com que os colegas se sintam curiosos e ansiosos para lerem a história divulgada, uma vez que o final dela não é revelado.



Cartões Temáticos
  • Projeto realizado pelos alunos do 8º ano

                Para cada fileira de uma turma é sorteado o nome de um poeta ou poetisa. São distribuídos livros desses autores para que os alunos escrevam a biografia, curiosidades, principais obras e quatro poemas ilustrados rusticamente (resto de tecidos; lantejoulas; glíter; recorte de revistas; algodão; linhas; etc...), tudo no caderno de Produção de Texto.
                Num segundo momento, cada aluno escolhe uma das poesias escritas para fazer uma PARÁFRASE. As duas poesias (original e paráfrase) são coladas dentro de um cartão confeccionado pelo aluno, onde o seu formato deve condizer com o tema da poesia original. Quando aberto são vistas as duas poesias: a do poeta e a do aluno. O material utilizado fica à escolha de cada um.
                Depois de lidos e avaliados, os cartões são expostos nos painéis da escola para a apreciação da comunidade escolar.













     Teatro com obras literárias
  • Projeto desenvolvido com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental

Todos os anos nas turmas do 8º ano, é realizado um trabalho literário muito interessante e criativo.
     Cada aluno deve ler uma obra literária de acordo com o seu nível de maturidade. Logo após ele redige uma sinopse e analisa os elementos da narrativa. São montados grupos em que todos tomam conhecimento das histórias lidas. A seguir, cada grupo escolhe aquela obra que melhor se adapte à proposta orientada pela professora, que é a seguinte:
  • 1º grupo: apresenta um DESFILE onde todos os personagens atravessam uma passarela, mostrando suas características e suas ações dentro da história. Devem se vestir, andar e falar como se fossem os próprios personagens retratados. Há música de fundo para cada um, e o narrador conta os detalhes da trama.
  • 2º grupo: mostra a história no formato de um NOTICIÁRIO, com apresentadores, comerciais, previsão do clima, simulações, tudo dentro do contexto da narrativa.
  • 3º grupo: os alunos retratam a história montando um tribunal, onde a trama é apresentada em forma de JULGAMENTO. Aparecem o juiz, os advogados, as testemunhas, o réu e a vítima. Podem também,  em outro cenário, mostrar uma simulação.
  • 4º grupo: a história é apresentada em forma de CLIP MUSICAL. O narrador, no decorrer de sua fala, dá algumas paradas para que os personagens encenem, através de coreografias, as passagens dos acontecimentos. As músicas podem ser de qualquer estilo e época, desde que tenham a ver com aquele momento apresentado.
       O objetivo maior desse projeto, além de trabalhar a expressão oral e corporal dos alunos, é fazer com eles leiam obras literárias com interesse e prazer, sabendo que depois da leitura, devem apresentar um trabalho escrito e criar, dentro da proposta, uma encenação em alto estilo.




Em breve  você poderá assistir aqui os vídeos com as apresentações



Soletrando
  • Projeto realizado pelos alunos do 8º ano

Durante as aulas de Literatura, cada aluno seleciona 30(trinta) palavras da Obra que está sendo lida por ele. Também deve escrever o significado delas e aplicá-las em uma frase criativa. Em seguida, são formados grupos de 5(cinco) integrantes que mostram seus trabalhos uns para os outros. Cada grupo escolhe 10 (dez) palavras que apresentam maior dificuldade ortográfica.

A professora recolhe os trabalhos, faz as correções necessárias, seleciona 30(trinta) palavras e faz um ditado em sala de aula. O ditado é corrigido e os alunos têm um dia para memorizar as palavras.

No dia seguinte, é realizado no pátio da escola o “SOLETRANDO LITERÁRIO”, onde duas turmas concorrentes se sentam lado a lado e uma palavra é sorteada, juntamente com o número de chamada do aluno que irá soletrar.

A palavra é falada três vezes pela professora e o significado é revelado. A supervisora da escola fiscaliza os alunos ouvintes e caso haja alguma fralde, o ponto é dado à outra equipe. Também perde ponto a turma do aluno que se recusar a subir no palco para soletrar.

Terminadas as palavras, somam-se os pontos de cada turma. A turma vencedora ganha 3,0 (três pontos) no trimestre e a outra concorrente 60% (sessenta por cento) da nota.

É uma estratégia fácil e divertida para fazer com que os alunos leiam obras literárias com maior interesse e acrescentem novas palavras em seu vocabulário. Sem falar que eles adoram!.





Trabalho realizado pela professora de Português Maria Aparecida de Oliveira Guimarães (Cidinha)

17 comentários:

  1. Adorei as apresentações. Essa turma é mesmo muito boa, eu amo vocês de montão! Parabéns a todos vocês e é claro a dona Cidinha, ficou ótimo.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito das apresentações ler é se divertir com tudo!!!!!
    Gabriel Pereira 601

    ResponderExcluir
  3. Cidinha disse: A Escola " Maria Inez " está bombando em seus projetos. Obrigada, alunos, por fazerem os anseios dos educadores se tornarem realidade: estudar por prazer e aplicar todo aprendizado na sua vida diária.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns professora Cidinha pelo belo trabalho desenvolvido. Você é bastante dinâmica e criativa. Não posso deixar de enaltecer a dedicação dos alunos ao participarem desse projeto. Todos brilharam, vocês nossas ESTRELAS! Beijos (Vilda)

    ResponderExcluir
  5. Adorei as fotos da entrega dos sertificados dos alunos que passarão na prova de astronomia!Estão de parabéns!!!

    ResponderExcluir
  6. eu amei o teatro 801 quero ver mais vezes parabéns pelo teatro bejos da ana

    ResponderExcluir
  7. ola,obrigado por terem gostado de nosso trabalho
    adoro vcs de montão "MARIA INEZ"...

    ResponderExcluir
  8. Nossa amei essa apresentação !

    Júlia.R 601

    ResponderExcluir
  9. adorei essa apresentação muito bem feita !!!

    ResponderExcluir
  10. Natalia e Nayane . (801)

    Gostamos muito de apresentarmos essa maravilhosa peça juntamente com a nossa professora Cidinha e esperamos que vocês tenham gostado de nosso trabalho !
    Amamos muito essa turma e nunca iremos esquece-la ! s2 obrigada !

    ResponderExcluir
  11. adoramos participar das apresentaçoes do trabalho da Cidinha, e ela tem otimas ideias e fazem excelentes trabalhos.VALEUUUUU!!!!!!!
    Andrêssa e Paloma Maria-801

    ResponderExcluir
  12. adorei particpar
    higor h

    ResponderExcluir
  13. Higor H.. e Nayane-902
    Com esse trabalho aprendemos que a leitura pode nos proporcionar momentos divertidos como esse trabalho que participamos!!!adoramos essa turma e jamais iremos esquece-la!

    ResponderExcluir