sábado, 17 de dezembro de 2011

Festa em comemoração aos 15 anos da Escola Municipal “Maria Inez”


Nossa escola celebrou nos  dias 09 e 10 de dezembro o projeto “Comemorar com arte 15 anos da escola ´Maria Inez”.
No dia 09 houve várias apresentações artísticas. As turmas da Educação Infantil e dos Anos Iniciais  apresentaram números artísticos envolvendo o rock dos anos 60 e atuais, MPB, sertanejo. Também fizeram trabalhos manuais: mosaico, cadernos decorados com EVA, com referência aos poemas musicais de Toquinho e Vinícius; telas retratando as mudanças no espaço físico escolar e eventos marcantes que aconteceram nos 15 anos de existência da escola. 

Anteriormente, em sala de aula, foi feito um estudo sobre os principais fatos da história da música sertaneja, do rock e da MPB. Foram convidados profissionais do Conservatório Municipal para falar com os alunos sobre cada gênero estudado: Rock (Ivan Rosa), sertanejo (Júnior -  Os Lascadões), MPB (Eduardo Barcelos - Dunga). Os alunos entrevistaram os convidados, que além de fazer um histórico sobre o gênero, apresentaram músicas representantes daquele estilo e de épocas determinadas.
Foram convidadas as artistas plásticas Arminda Alves, para ensinar aos alunos a técnica do mosaico e Junice Pereira, para ensinar técnicas de pintura em tela. As artistas se apresentaram falando sobre os seus processos de criação, quando se interessaram por essa arte, em que elas se inspiram para criar e também responderam questionamentos dos alunos.
 Já nas turmas dos Anos Finais foram apresentadas paródias  com temas relacionados à escola, como por exemplo, a escola do futuro, a história da escola, etc. Foram desenvolvidas ainda atividades artísticas manuais: pinturas em pano de prato e em tela. Esse trabalho foi resultado de um estudo em sala de aula sobre os principais nomes relacionados à pintura.
Turma 601 Paródia da música Vamos fugir - Skank


Turma 701 - Paródia da música de Ira
As comemorações no dia 15 iniciaram-se com a Missa em Ação de Graças pelos 15 anos da escola e pelo encerramento do 9º ano, na Igreja Divino Espírito Santo, no bairro Ipanema. Após a celebração, as atividades continuaram na quadra da escola. Foram feitas homenagens para ex-diretoras e vice-diretoras, ex-funcionários, ex-alunos e alunos destaques de cada turma no ano de 2011. Foram homenageados também os profissionais que trabalham na escola desde a sua inauguração.
Encerradas as homenagens, houve apresentações de números artísticos de algumas turmas, seguidas de uma valsa com os alunos da escola que completaram 15 anos durante o ano de 2011. Em seguida, houve uma confraternização, serviu-se um lanche especial e partiu-se o bolo em comemoração aos 15 anos.
Homenagem preparada pela professora Mafalda Vaz e alunos dos anos finais
Havia a presença de autoridades: vice-prefeito, vereador Pedro Lucas, secretária de educação, chefe de supervisão da SEMED, que vieram demonstrar o valor que se deve dar à educação e às atividades inerentes às instituições de ensino. Contamos também com uma grande participação dos pais e de toda a comunidade escolar.
A escola procura proporcionar aos seus alunos uma visão  transformadora da realidade e do mundo que os rodeia, por meio dos conhecimentos adquiridos no decorrer de sua vida escolar. Por isso, se sente honrada pelas conquistas nestes 15 anos e pelo reconhecimento do seu trabalho entorno de uma educação de qualidade.

4 comentários:

  1. Parabéns a direção, aos professores, coordenadoras pedagógicas,demais funcionários e principalmente aos alunos desta escola, que com muito brilho e arte comemoraram os 15 anos desta maravilhosa escola. Estava tudo muito lindo!

    ResponderExcluir
  2. Queridos(as)colegas de trabalho, todos vocês tiveram grande importância no desenvolvimento desse Projeto de comemorar com arte os 15 anos da nossa querida escola Maria Inez.
    Parabéns a vocês , aos nossos alunos, a todos nós que amamos esta escola.(VILDA)

    ResponderExcluir
  3. Esses alunos são muito criativos, parabéns a todos pelas homenagens prestadas à nossa querida escola, através das paródias que retrataram muito bem o valor que esta escola representa para todos nós.(VILDA)

    ResponderExcluir