terça-feira, 25 de outubro de 2011

PROJETO LITERÁRIO – “Soletrando”


Durante as aulas de Literatura, cada aluno seleciona 30(trinta) palavras da Obra que está sendo lida por ele. Também deve escrever o significado delas e aplicá-las em uma frase criativa. Em seguida, são formados grupos de 5(cinco) integrantes que mostram seus trabalhos uns para os outros. Cada grupo escolhe 10 (dez) palavras que apresentam maior dificuldade ortográfica.

A professora recolhe os trabalhos, faz as correções necessárias, seleciona 30(trinta) palavras e faz um ditado em sala de aula. O ditado é corrigido e os alunos têm um dia para memorizar as palavras.

No dia seguinte, é realizado no pátio da escola o “SOLETRANDO LITERÁRIO”, onde duas turmas concorrentes se sentam lado a lado e uma palavra é sorteada, juntamente com o número de chamada do aluno que irá soletrar.

A palavra é falada três vezes pela professora e o significado é revelado. A supervisora da escola fiscaliza os alunos ouvintes e caso haja alguma fralde, o ponto é dado à outra equipe. Também perde ponto a turma do aluno que se recusar a subir no palco para soletrar.

Terminadas as palavras, somam-se os pontos de cada turma. A turma vencedora ganha 3,0 (três pontos) no trimestre e a outra concorrente 60% (sessenta por cento) da nota.

É uma estratégia fácil e divertida para fazer com que os alunos leiam obras literárias com maior interesse e acrescentem novas palavras em seu vocabulário. Sem falar que eles adoram!.



Trabalho realizado pela professora de Português Maria Aparecida de Oliveira Guimarães

2 comentários:

  1. Professora Cidinha, esta estratégia é ótima para desenvolver a capacidade ortográfica dos alunos. Você, a cada dia inova suas aulas. Isso nos deixa muito feliz. Parabéns pelo trabalho.(Vilda)

    ResponderExcluir
  2. higor henrique adorei participar do projeto pois podemos aprender de uma forma mais descontraida

    ResponderExcluir