segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Proposta Pedagógica da Escola Maria Inez



             A proposta pedagógica da E. M. Mª Inez tem por finalidade atender os princípios e disposições previstas na lei de diretrizes e bases da educação nacional LDB 9394/96, na Constituição Brasileira, no Estatuto da Criança e Adolescente, nos Parâmetros Curriculares Nacionais PCNs e nas orientações da Secretaria Municipal de Educação.
            A metodologia de ensino da Escola Municipal Maria Inez enfatiza a aquisição de aprendizagem significativa, privilegiada a formação de habilidades e competências de forma interdisciplinar, através do desenvolvimento de atividades lúdicas, da pesquisa e do trabalho individual e  em grupos, tendo como referencia a Proposta Curricular da Secretária Municipal de Educação, bem como as matrizes de referencia que enfocam as competências e habilidades a serem adquiridas pelos educados.   
            Na Educação Infantil – a proposta pedagógica da Escola busca a integração da criança através do desenvolvimento dos aspectos afetivo, psicomotor e cognitivo preparando-os para continuidade do processo educacional. A Escola Municipal Maria Inez propõe um trabalho baseado nas diferenças individuais e na consideração das peculiaridades das crianças na faixa etária de 4 a 5 anos, para isso a escola cria condições para o desenvolvimento integral de todas as crianças de acordo com as capacidades de ordem física, afetiva, cognitiva, ética, estética, relação interpessoal e inserção social. Busca também o desenvolvimento da linguagem como forma de comunicação e aplicação do pensamento, bem como conceitos básicos de cidadania, respeito mutuo , cooperação e cuidado com a natureza e por meio de material concreto , busca o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático.
            No Ensino Fundamental – a Proposta Pedagógica da escola está comprometida com a democracia, cidadania, valores éticos e morais. Favorecendo ao educadandor a compreensão da realidade social na forma de: ética, diversidade cultural, meio ambiente, saúde, orientação sexual, trabalho e consumo. Os temas locais que evidenciam contextos das comunidades que são atendidas pela escola e da comunidade onde a escola esta inserida serão agregadas a propostas curriculares sempre que necessário e possível de forma contextualizada, uma vez que a proposta pedagógica da nossa escola fundamenta-se numa concepção de criança, adolescente como ser social e histórico sujeito de direitos, participantes ativam do processo de construção do conhecimento.

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