A proposta pedagógica da E. M. Mª
Inez tem por finalidade atender os princípios e disposições previstas na lei de
diretrizes e bases da educação nacional LDB 9394/96, na Constituição
Brasileira, no Estatuto da Criança e Adolescente, nos Parâmetros Curriculares
Nacionais PCNs e nas orientações da Secretaria Municipal de Educação.
A
metodologia de ensino da Escola Municipal Maria Inez enfatiza a aquisição de
aprendizagem significativa, privilegiada a formação de habilidades e
competências de forma interdisciplinar, através do desenvolvimento de
atividades lúdicas, da pesquisa e do trabalho individual e em grupos, tendo como referencia a Proposta Curricular
da Secretária Municipal de Educação, bem como as matrizes de referencia que
enfocam as competências e habilidades a serem adquiridas pelos educados.
Na Educação
Infantil – a proposta pedagógica da Escola busca a integração da criança
através do desenvolvimento dos aspectos afetivo, psicomotor e cognitivo preparando-os
para continuidade do processo educacional. A Escola Municipal Maria Inez propõe
um trabalho baseado nas diferenças individuais e na consideração das
peculiaridades das crianças na faixa etária de 4 a 5 anos, para isso a escola
cria condições para o desenvolvimento integral de todas as crianças de acordo
com as capacidades de ordem física, afetiva, cognitiva, ética, estética,
relação interpessoal e inserção social. Busca também o desenvolvimento da
linguagem como forma de comunicação e aplicação do pensamento, bem como
conceitos básicos de cidadania, respeito mutuo , cooperação e cuidado com a
natureza e por meio de material concreto , busca o desenvolvimento do
raciocínio lógico-matemático.
No Ensino
Fundamental – a Proposta Pedagógica da escola está comprometida com a
democracia, cidadania, valores éticos e morais. Favorecendo ao educadandor a
compreensão da realidade social na forma de: ética, diversidade cultural, meio
ambiente, saúde, orientação sexual, trabalho e consumo. Os temas locais que
evidenciam contextos das comunidades que são atendidas pela escola e da
comunidade onde a escola esta inserida serão agregadas a propostas curriculares
sempre que necessário e possível de forma contextualizada, uma vez que a
proposta pedagógica da nossa escola fundamenta-se numa concepção de criança, adolescente
como ser social e histórico sujeito de direitos, participantes ativam do
processo de construção do conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário